• Rua General Ferreira Martins, n.º 8 - 9.º B
    1495-137 Algés - Alvará n.º 28883
  • 213 593 361
    monumenta@monumenta.pt

 

 

Porquê escolher-nos...

 

É hoje patente que a conservação e o restauro do património arquitetónico não podem ser abordados pelos métodos correntes da construção civil, antes constituem uma área de especialização bem identificada e fazem apelo a uma postura radicalmente diferente.

A Monumenta, Reabilitação do Edificado e Conservação do Património para exercer a sua atividade, a empresa recorre tanto a técnicas tradicionais, como avançadas. Em trabalhos de caráter tradicional – as velhas “artes e ofícios” – a empresa recorre quer a pessoal próprio quer a um conjunto de subempreiteiros criteriosamente selecionados. Os trabalhos envolvendo tecnologias e materiais não tradicionais são realizados por pessoal próprio.

  • Experiência
  • Recursos Humanos
  • Qualidade
  • Cumprimento prazos
  • Tecnologia
  • Organização

Breve história

humble-image
1997
O início

Foi fundada, em Novembro de 1997, vocacionada exclusivamente para este nobre domínio.

humble-image
2014
Muda de Nome

O nome da empresa passa a ser: Monumenta, Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda

humble-image
2016
Muda de mãos

A Monumenta tem novos sócios

humble-image
2017
Alteração da Sede

A sede da Monumenta, Lda passa a ser em Algés.

Na garantia da qualidade, é feito um esforço constante para aprimorar as práticas de qualidade na organização.

Ser uma PME com uma forte componente de saber e inovação, que responde com eficácia às necessidades do mercado na área dos trabalhos especializados de natureza construtiva e estrutural, posicionando-se entre as melhores empresas do mercado, na sua área de atividade, e estabelecendo relações duráveis de parceria com os seus Clientes, Colaboradores e Fornecedores.

Na Monumenta acreditamos:

  1. No progresso global das comunidades humanas, através da melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento social e económico como a melhor forma de concretização daquele progresso;
  2. Na preservação do património comum da espécie humana – natural e cultural – transmitido de geração em geração, como única forma de manutenção do seu habitat e da sua identidade;
  3. Na generalização equitativa a todas as comunidades humanas dos padrões de bem-estar existentes nas sociedades mais avançadas e na correção progressiva desses padrões, como condição para que aquele desenvolvimento seja sustentável;
  4. Na iniciativa privada e na empresa como forma mais eficaz de criação da riqueza necessária para o desenvolvimento, para a preservação do património e para a generalização e correção dos padrões de bem-estar.

A missão da Monumenta é contribuir para o progresso da sociedade e do País, entendido como a melhoria da Qualidade de vida das pessoas, acompanhada duma melhor salvaguardo património cultural e natural comum. Essa contribuição é dada das seguintes formas:

  1. Prestação de um serviço de Qualidade, que permita ou ajude a resolver as questões que se colocam na nossa esfera de conhecimentos especializados servindo o melhor possível os interesses dos nossos Clientes e permitindo que o património arquitetónico do país chegue em boas condições às gerações futuras;
  2. Ampliação do potencial de intervenção da empresa, através da aquisição de mais conhecimentos, criação, apropriação e desenvolvimento de novas técnicas e materiais, melhoria dos meios humanos e de equipamentos disponíveis;
  3. Criação distribuição de riqueza e bem-estar, através da libertação de rendimentos, através da criação manutenção de postos de trabalho e através do apoio às instituições de solidariedade;
  4. Criação de oportunidade de realização pessoal e profissional dos nossos colaboradores, proporcionando-lhes estabilidade de emprego e um bom ambiente de trabalho.

A Qualidade final duma intervenção num monumento ou edifício histórico dependerá, em última instância, da qualidade da execução.

Intervenções de qualidade deficiente podem provocar danos irreparáveis, e constituem a negação da própria noção de conservação.

Infelizmente, não são tão raras como seria desejável. Para o executante final das intervenções de conservação, a qualidade terá de ser uma maneira de estar, que deve transparecer a todos os níveis da sua organização.

Para a Monumenta, qualidade significa fornecer aos Clientes serviços adequados ao fim em vista, conformes ao especificado, a um preço razoável e no prazo acordado.

No caso dos monumentos e edifícios históricos, os serviços prestados devem ainda respeitar os princípios hoje universalmente aceites no domínio da conservação e restauro do património arquitetónico, designadamente, os constantes da carta de Veneza.

Dados relevantes

Alguns dados relacionados com a atividade da empresa que podem ajudar a conhecer-nos melhor.

  • 297

    Clientes

  • 566

    Obras

  • 22

    Anos de experiência

  • 29

    Colaboradores