• Rua General Ferreira Martins, n.º 8 - 9.º B
    1495-137 Algés - Alvará n.º 28883
  • 213 593 361
    monumenta@monumenta.pt
Após Reabilitação
03
Jun 24

A Capela São Sebastião em Sesimbra foi distinguida no passado dia 31 de Maio pelos Prémios APOM 2024, promovidos pela Associação Portuguesa de Museologia, com uma Menção Honrosa na categoria de Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património, e cuja intervenção de reabilitação, conservação e restauro esteve a cargo da Monumenta, Lda.

Vencedores: https://apom.pt/2024/06/premios-apom-2024-conheca-os-vencedores/

Ver em: https://www.sesimbra.pt/noticia-72/museu-maritimo-de-sesimbra-recebe-quatro-distincoes-em-premios-da-apom

Ver em: Mais informação

 

A Monumenta concluiu a empreitada de Reabilitação da Capela de São Sebastião, em Sesimbra, no seguimento da aposta de valorização do património pelo Município de Sesimbra, e que desta forma permite a reabilitação e revitalização da antiga ermida e o seu usufruto por parte da comunidade. A intervenção contemplou a consolidação e reforço estrutural do edifício existente, a execução de novos muros de suporte ao terreno do cemitério, a execução de novos revestimentos, a reposição do arco em cantaria da capela-mor, a execução da cobertura em telha tradicional com o teto interior em madeira, a execução de novo pavimentos e a conservação e restauro das cantarias. Complementarmente foi edificada uma nova capela mortuária, que irá substituir a existente em anexo à capela da Santa Casa da Misericórdia, e foram também criadas novas áreas de apoio às atividades, a par com a reabilitação e renovação dos espaços exteriores deste conjunto edificado.

A Polícia Judiciária procedeu à entrega dos Prémios SOS Azulejo 2022-23, no Palácio Fronteira em Lisboa, e o Grande Prémio foi atribuído ao trabalho global ‘Monforte Sacro’, levado a cabo pela Câmara de Monforte e pela Santa Casa da Misericórdia de Monforte. A Monumenta foi a empresa responsável pela empreitada de conservação, restauro e aplicação de azulejos no âmbito deste projeto. Também foi distinguido o Doutor Artur Goulart de Melo Borges com Prémio Extraconcurso, pelo mérito e relevância do seu trabalho continuado na valorização e divulgação do património cultural português, e com o qual colaboramos na implementação do projeto museológico do Núcleo da Igreja de São Francisco, de Évora (2016).

 

Veja mais em: https://www.facebook.com/reel/931502138776131

Vista Geral
19
Mar 24

A Monumenta iniciou no passado dia 16 de Janeiro a empreitada de Reabilitação do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, no concelho da Lourinhã, no âmbito do desenvolvimento do projeto Coastal Memory Fort – EEA Grants, e no seguimento da aposta de conservação e valorização do património pelo Município da Lourinhã.  A intervenção prevê trabalhos de consolidação estrutural do conjunto edificado, a reabilitação de rebocos exteriores e interiores, a conservação e restauro de cantarias, a execução de novos revestimentos interiores em paredes e pavimentos, montagem de carpintarias e serralharias e a montagem de instalações técnicas e iluminação adequadas por forma a transformar o Forte de Paimogo no “Forte de Memórias”, através do reforço da identidade da comunidade local e da recuperação e apropriação dos saberes tradicionais.

+ info sobre este projeto, em: https://cm-lourinha.pt/menu/1833/eea-grants

+ reportagem sobre o projeto, em: https://www.youtube.com/watch?v=J17FiSn7Me0

Serviços

Notícias

Após Reabilitação
Reabilitação da Capela de São Sebastião
Ler mais...
Projeto Monforte Sacro
Ler mais...
Vista Geral
Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo
Ler mais...
Aqueduto
Estabilização por Ancoragem do Bloco do Módulo 29 do Aqueduto das Águas Livres
Ler mais...

Sobre a pesquisa

Nesta página são exibidas as informações relacionadas con a pesquisa efetuada. A pesquisa será efetuada nas seguintes áreas:  serviços, portfolio, notícias e respetivo arquivo.